Ações do Instituto Arcor envolveram mais de 100 organizações em 2015

22/12/2015

O Instituto Arcor Brasil desenvolveu ações próprias e em parceria em cinco estados ao longo de 2015, envolvendo mais de 100 organizações. O lançamento da terceira edição do Programa Escola em Movimento em Contagem (MG) e do Programa Primeiro a Infância – Educação infantil em primeiro lugar em três municípios de Pernambuco foram alguns dos destaques do ano. Atividades do Programa Escola em Movimento foram realizadas em três estados brasileiros. No dia 22 de maio aconteceu, em Piracicaba (SP), o encontro final da primeira edição do programa, realizada entre 2013 e 2014, em municípios paulistas.

Foram apoiados projetos de 13 escolas públicas, nos municípios de Piracicaba, Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho. Durante todo o ano de 2015, foram implementados os projetos de 16 escolas públicas apoiadas no âmbito do Programa Escola em Movimento, nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Escada e Ipojuca. Os projetos receberam apoio financeiro para a sua realização e houve duas formações de educadores, com mais de 300 profissionais participando de cada evento. Nos días 19 e 20 de outubro houve o lançamento da terceira edição do Programa Escola em Movimento, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Participaram representantes de 15 escolas públicas de Contagem e da Secretaria Municipal de Educação, na reunião realizada no auditório da fábrica da Arcor do Brasil.

O Programa Escola em Movimento é uma iniciativa regional, desenvolvida na Argentina, Brasil e Chile. O seu objetivo é apoiar iniciativas que promovam a vida ativa, através do movimento, em escolas públicas do ensino fundamental dos três países.

Fundo Comunidade em Rede – Em 2015 o Instituto Arcor Brasil prosseguiu no apoio a três projetos realizados como parte do Fundo Comunidade em Rede, iniciativa do Bloco Brasil da RedEAmérica. Os projetos são: “Teia: Ações Comunitárias Articuladas” e “Fala Comunidade”, em Bragança Paulista, ambos com cinco organizações parceiras cada, e “Maré Alta”, em Ubatuba, com seis organizações parceiras.

O Instituto Arcor Brasil é gestor financeiro do Fundo Comunidade em Rede, que no total envolve 11 projetos apoiados, em 11 municípios de quatro estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. São 81 organizações parceiras no total. Instituto Camargo Corrêa, Fundação Aperam Acesita, Instituto Holcim, Instituto Votorantim e Fundação Otacílio Coser são os demais membros do Bloco Brasil da RedEAmérica que apoiam projetos dentro do Fundo Comunidade em Rede.

Programa PorAmérica – Foi concluído no início de 2015 o Programa PorAmérica - Programa Fortalecimento de Organizações de Base – ODB para Combater a Pobreza, uma iniciativa da RedEAmérica, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário. A RedEAmérica é uma rede hemisférica de institutos e fundações de investimento social privado.

O encerramento do Programa no Brasil aconteceu com a realização no dia 27 de fevereiro, em Vitória (ES), do evento nacional “Organizações que constroem oportunidades”. O projeto apoiado pelo Instituto Arcor Brasil no marco do Programa PorAmérica foi o “Construindo Sonhos através dos Recicláveis”, da Cooperativa de Produção dos Profissionais em Coleta, Manuseio e Comercialização de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis “Antônio da Costa Santos”, localizada no Jardim Satélite Íris, em Campinas.

Programa Primeiro a Infância – No dia 23 de abril foi lançado o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, composto por Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O programa será implementado até 2017, nos municípios de Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, em Pernambuco. Na primeira fase, o foco do Programa foi a colaboração com os três municípios na construção de seus Planos Municipais de Educação, no que se refere à educação infantil.

A segunda fase do Programa Primeiro a Infância abrange a capacitação e preparação dos órgãos gestores dos três municípios e suas escolas de educação infantil, para a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade de educação infantil.

Programa Amigos do Mar - O Instituto Arcor Brasil deu prosseguimento em 2015 à parceria com o Projeto Tamar/ICMBio, no marco do Programa Amigos do Mar. Um dos destaques foi o apoio do Instituto Arcor à realização, entre os dias 30 de maio e 6 de junho, da II Semana do Mar, realizada em Ubatuba, litoral de São Paulo, como parte da programação da sexta edição do Festival da Mata Atlântica: Florestas, Rios e Mar.

Programa Na Mão Certa – Do mesmo modo, teve continuidade o apoio do Instituto Arcor e do Grupo Arcor ao Programa Na Mão Certa, do Instituto WCF Brasil, que visa a erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. Salãozinho de Humor de Piracicaba – Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Arcor Brasil foi um dos patrocinadores do Salãozinho de Humor de Piracicaba.

O Instituto Arcor patrocinou os prêmios aos vencedores da 13ª edição do Salãozinho, que é voltado para incentivar o desenho entre alunos da rede pública de ensino. Neste ano, a Arcor do Brasil também foi patrocinadora do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que é considerado um dos principais eventos do gênero no mundo, realizado entre 22 de agosto e 4 de outubro.

Mais informações: Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br
José Pedro Soares Martins (MTb 17.572) – Assessoria de Imprensa
(19) 98206.1867 – josepmartins@uol.com.br