Aprendendo com prazer: Programa Internacional dará apoio a projetos de escolas de Pernambuco

26/04/2018

Presente no Brasil desde 1981, o Grupo Arcor iniciou suas atividades em uma pequena fábrica de balas no interior paulista. Com apenas 60 funcionários e três linhas de produção, a Arcor fincou seus alicerces no mercado de guloseimas e continuou crescendo. Os chocolates foram lançados em 1995 com a linha Tortuguita, carro-chefe da empresa. Quatro anos depois, começou a produção nacional de chocolates, com a inauguração da planta de Bragança Paulista, uma das mais modernas do Brasil.
 
Em 2004, a Arcor e a Danone se uniram nas divisões de biscoitos da Argentina, Brasil e Chile. Como conseqüência, a Arcor do Brasil se tornou uma das marcas mais importantes no país, integrando duas novas fábricas em Campinas (SP) e Contagem (MG), dois mil novos colaboradores e incorporando um amplo portifólio de marcas como Aymoré, Danix e Triunfo. Nos últimos anos, a empresa investiu mais de US$ 40 milhões na construção de uma nova fábrica em Recife (PE), na ampliação da capacidade de suas linhas, em novas tecnologias de produção, em normas e programas de qualidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos, marketing e em seus colaboradores.
 
Escolas públicas de São Paulo, de Minas Gerais e de Pernambuco terão projetos apoiados em função de novo programa internacional corporativo do Grupo Arcor. É o Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável, voltado a promover hábitos de vida saudáveis, especialmente no que diz respeito à vida ativa e à alimentação saudável. Escolas de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca participam nestes dias 26 e 27 de abril de oficinas de elaboração de projetos ligadas à iniciativa.
 
O Programa dará incentivo ao desenvolvimento, execução e gestão de Projetos Educativos que promovam o conhecimento e a educação sobre hábitos de alimentação saudável ??e vida ativa nas crianças, envolvendo as famílias, as organizações da sociedade civil, as Prefeituras, o Estado e outros atores presentes no território. Para isso, os projetos receberão acompanhamento técnico e financiamento por parte do Programa. No caso brasileiro, através do Instituto Arcor Brasil.
 
Os projetos receberão, portanto, apoio técnico e financeiro do Instituto Arcor Brasil, entre agosto de 2018 e novembro de 2019. O Programa já foi divulgado para a escolas públicas das regiões onde estão localizadas as fábricas do Grupo Arcor no Brasil.
 
Entre os dias 10 e 27 de abril, já como parte do apoio técnico, as escolas interessadas participam de oficinas de elaboração de projetos promovidas pelo Instituto Arcor. As escolas que participam estão habilitadas, ao final das oficinas, a elaborar projetos junto à iniciativa social privada, mesmo que não sejam contemplados no Programa Aprendendo com Prazer, para Crescer Saudável.
 
Estas são as datas e locais das oficinas: 10 de abril, na fábrica da Arcor em Rio das Pedras, para as escolas localizadas nessa cidade; 11 de abril, no Hotel Ka Business, em Bragança Paulista; 23 de abril, na fábrica de Campinas, para escolas das regiões do Satélite Íris, Jardim Florence e Jardim São Marcos; 25 de abril, na fábrica de Contagem (MG); e 26 e 27 de abril,  para escolas de Ipojuca e de Cabo de Santo Agostinho, no Hotel Canariu´s D´Gaibu.
 
Em conformidade com os propósitos do Programa, serão apoiados projetos que estimulem práticas como: atividades fora da sala de aula (no pátio da escola, na praça, em espaços públicos etc) que envolvam deslocamentos, na sala de aula e/ou jogos didáticos; passeios com os alunos para realização de atividades com movimento em espaços verdes, clubes, campinhos de futebol, espaços perto da escola (práticas esportivas variadas, atividades aquáticas); Caminhadas/maratonas/passeios de bicicleta/patinação; dias de brincadeiras populares/tradicionais com a família; festividades, shows corporais (apresentação de habilidades), quermesses, dias de trabalho colaborativo com a família para a adequação de espaços (pintar, reciclar); adaptação de espaços  na escola, como pátios, salas multiuso, academias; desenho de brincadeiras ou jogos no pátio, muros da escola ou em espaços verdes próximos da escola; palestras, pernas de pau, carrinhos de rolimã, malabarismo, acrobacia, slakline, dança, circuitos com materiais recicláveis. Saídas para Exploração da natureza, excursões educativas, acampamentos, circuitos de movimentos em praças, parques, espaços verdes perto da escola; dias de reflexão e discussão sobre práticas de vida ativa e alimentação saudável com a comunidade educacional.
 
O incentivo à vida ativa é um dos eixos estratégicos da política de sustentabilidade do Grupo Arcor. No âmbito dessa preocupação, a empresa já promoveu, por exemplo, o Programa Escola em Movimento, para escolas da Argentina, Chile e Brasil. No Brasil já foram quatro edições do Programa. A quarta está em sua fase final, para 14 escolas públicas de Bragança Paulista.
 
Instituto Arcor Brasil:
José Pedro Soares Martins/ (MTb 17.572)
josepmartins@uol.com.br 55(19) 98396.4297
www.institutoarcor.org.br – https://www.facebook.com/InstitutoArcorBrasil/
 
Detentora de marcas ícones como Tortuguita, Butter Toffees, 7Belo, Poosh, Triunfo, Aymoré, entre outras, a Arcor, multinacional argentina, atua há 35 anos em todo o território brasileiro alimentando momentos mágicos. Fabricante de chocolates, biscoitos e guloseimas, a empresa possui 5 plantas industriais no país e forma uma rede com mais de 4 mil colaboradores. Por ano, no Brasil, fabrica mais de 170 mil toneladas de produtos. Presença global: possui 39 fábricas, 20 mil colaboradores e fornece produtos para mais de 120 países. Responsabilidade social: mantém o Instituto Arcor, iniciativa que coopera há mais de 10 anos com o desenvolvimento da educação infantil no Brasil. Neste período, já apoiou 340 projetos e beneficiou 2 milhões de crianças e adolescentes. Apoia o Programa Escola em Movimento, que atua na Argentina, Brasil e Chile proporcionando formação para o professor e promovendo educação e cultura para mais de 600 mil crianças.