Conferência em Buenos Aires discute importância da vida ativa para a infância

14/10/2015

A vida ativa, oportunidade para uma infância em movimento. Este é o tema da conferência que a Arcor da Argentina, Arcor Chile, Fundação Arcor e o Instituto Arcor Brasil realizarão dia 15 de outubro, na Sala Astor Piazzolla do Centro Cultural Borges, em Buenos Aires.

     O objetivo da conferência será discutir a temática da vida ativa como oportunidade para o desenvolvimento integral da infância, a partir de uma perspectiva que integra a diversidade de aprendizagens, buscando promover espaços, tempos e condições socioeducativas favoráveis para o movimento de crianças e adolescentes.

     Participarão, como expositores, o coordenador do Programa Agita São Paulo, Victor Matsudo; o coordenador do Programa Nacional de Atividade Física para a Saúde da Argentina, Gustavo Moreno; e o representante da LIFEQUALITY, Fernando Concha Laborde, do Chile.

     Durante a conferência, a Fundação Arcor apresentará o Programa Escola em Movimento, que desenvolve em escolas primárias de Buenos Aires e da província de Entre Ríos. O Programa Escola em Movimento é uma ação corporativa do Grupo Arcor, implementada na Argentina, Chile e Brasil. O objetivo é incentivar a vida ativa, através do movimento, em escolas de ensino fundamental.

     No Brasil, o Programa Escola em Movimento, executado pelo Instituto Arcor Brasil, teve uma primeira edição, entre 2013 e 2014, com apoio a projetos de 13 escolas de ensino fundamental no interior de São Paulo. Uma segunda edição está em curso, entre 2015 e 2016, com apoio projetos de 16 escolas de Pernambuco. A terceira edição, entre 2016 e 2017, será desenvolvida em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.  

     O Programa Escola em Movimento tem três linhas de atuação: apoio a projetos escolares, mobilização de atores e formação dos educadores. Em 2015, por exemplo, já houve duas capacitações de educadores das escolas de Pernambuco que participam da segunda edição do Programa no Brasil. Participaram mais de 300 educadores, como gestores, professores, profissionais de cozinha e outros. 

 

 

 

Mais informações:

Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br

José Pedro Soares Martins (MTb 17.572) – Assessoria de Imprensa 

(19) 98206.1867 – josepmartins@uol.com.br