Direito ao brincar e vida em moviemtno no 42º Salão de Humor de Piracicaba

14/09/2015

Previsto no artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, de 1989, o direito das crianças ao brincar e à vida ativa será defendido no 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em função de várias atividades promovidas pelo Grupo Arcor e Instituto Arcor Brasil. Uma das mais conhecidas e concorridas iniciativas em humor gráfico no mundo, o Salão será aberto oficialmente no dia 22 de agosto, sábado, com evento para convidados às 19h30, no Teatro Erotides de Campos do Engenho Central.  
 
Uma das ações ligadas ao Salão, o 13º Salãozinho de Humor de Piracicaba mais uma vez tem o apoio do Instituto Arcor, que vai patrocinar prêmios para os três primeiros colocados nas duas categorias em disputa, para a faixa de 7 a 10 anos e para a faixa de 11 a 14 anos. Os primeiros colocados receberão um Ipad cada e os segundos e terceiros lugares receberão kits de desenho.
 
Durante o Salãozinho, que será montado no Armazém 05 do Engenho Central, serão distribuídos folhetos do Programa Vida em Movimento, implementado pelo Instituto Arcor Brasil e que, com base no direito da criança ao brincar, estimula a vida ativa e o resgate de brinquedos e brincadeiras em escolas públicas. O folheto contém informações sobre a importância do brincar e a vida ativa para o desenvolvimento integral da criança e ilustrações para colorir, além de jogos com palavras.
 
A defesa do direito ao brincar também estará presente no Armazém 09 do Engenho Central, onde no Espaço Arcor estará disponível uma televisão exibindo vídeos da campanha “Brincar com os olhos de criança”, do Instituto Arcor Brasil. Com base no conceito de que brincar é essencial para o desenvolvimento corporal, psicológico e cognitivo da criança, a campanha contém seis vídeos inspirados na obra e ilustrações de Francesco Tonucci. Educador e desenhista italiano, ele é o criador do Programa “A Cidade das Crianças”, que propõe espaços urbanos adaptados às demandas e desejos típicos da infância.
 
Ao lado do Espaço Arcor, estará disponibilizado um baleiro em acrílico, onde os visitantes do Salão de Humor poderão participar da ação “Selfie Bem Humorada Arcor”. Os visitantes que tirarem fotos e as postarem nas redes sociais Arcor e Salão de Humor poderão, se comprovarem a postagem a representantes da empresa presentes, retirar o quanto conseguirem de doces Arcor do baleiro, como premiação. Produtos Arcor também serão distribuídos aos jurados do Salão e Salãozinho.
 
Salãozinho - O Salãozinho de Humor em Piracicaba tem o objetivo de incentivar os jovens à prática artística e contribuir com o seu  desenvolvimento intelectual e crítico.
 
Podem participar estudantes de todo país, com desenhos inéditos e de autoria própria nas categorias de cartum, charge, caricatura e tiras. 
 
Com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação,  Secretaria estadual de Educação, Diretoria de  Ensino e escolas de Piracicaba, são oferecidas oficinas para a formação continuada de professores de todas as disciplinas escolares incluindo o desenho de humor à proposta  pedagógica escolar. Além disso, o Salãozinho conta com empresas apoiadoras, que contribuem com ações diversificadas a cada edição.
 
O Salão Internacional do Humor de Piracicaba, do qual o Salãozinho é “filho”, é uma das mais importantes iniciativas no segmento do humor gráfico em todo mundo. O I Salão Internacional aconteceu em 1974, com a participação de grandes nomes do humor, como Millôr Fernandes, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça. O Salão se transformou em uma referência, e conta a cada ano com milhares de trabalhos enviados de dezenas de países. Os maiores nomes do humor gráfico no planeta já participaram do Salão Internacional do Humor de Piracicaba.