Inauguração de espaço multiuso mobiliza comunidade rural em Bragança Paulista

09/05/2016

No último sábado, 7 de maio, aconteceu a inauguração do Espaço "Eronaldo Rocha", onde funcionará a sede da Associação de Produtores Rurais e Moradores dos Bairros do Agudo e Estiva do Agudo (APRMAE), na zona rural de Bragança Paulista (SP). A entrada em operação do espaço multiuso vai repercutir na consolidação das atividades do Projeto Fala Comunidade, que tem apoio do Instituto Arcor Brasil, como parte do Fundo Comunidade em Rede.

O Espaço "Eronaldo Rocha" fica localizado na Estrada "Aparecido Cabral de Oliveira", no bairro Estiva do Agudo. Projeto Fala Comunidade vem envolvendo vários parceiros na construção de uma rede local, nos bairros Agudo e Estiva do Agudo. Como fruto da mobilização comunitária, fortalecida com o Projeto, os moradores conseguiram a doação de um terreno maior do que o que estava previsto desde 2011 pela Prefeitura.

Nesse terreno, doado pela família de Eronaldo Rocha, foi estruturado um espaço multiuso, para realização de eventos culturais, esportivos e outros de caráter comunitário. Muitas ações já foram realizadas previamente no espaço, como uma oficina de grafite no último dia 19 de março, realizada com o duplo propósito de envolver ainda mais os jovens da comunidade e de tornar mais bonito o espaço, que também servirá de sede para a Associação. A verba para a instalação do espaço foi obtida por emenda parlamentar da deputada estadual Maria Lúcia Amary.

A Associação de Produtores Rurais e dos Moradores dos Bairros do Agudo e da Estiva do Agudo (APRMAE) é a organização proponente do Projeto Fala Comunidade. O Projeto também tem como parceiras a Secretaria Municipal de Educação, as Escolas Municipais Rurais Estiva do Agudo e "Profa. Lenar Alvarez Santiago Acedo" e Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.

O Projeto Fala Comunidade é um dos dois apoiados em Bragança Paulista pelo Instituto Arcor Brasil, no âmbito do Fundo Comunidade em Rede. O Fundo tem o objetivo de fortalecer as organizações de base parceiras e contribuir para a construção de projetos territoriais coletivos. A iniciativa é fruto de parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica, inclusive o Instituto Arcor Brasil, que é gestor financeiro do Fundo. No total são onze projetos apoiados, em quatro estados, no período 2014-2016.

Além do Projeto Fala Comunidade, o Instituto Arcor Brasil apoia em Bragança Paulista o Projeto Teia e, em Ubatuba, o Projeto Maré Alta.

Sobre o Instituto Arcor Brasil

O Instituto Arcor Brasil foi criado em 2004 e tem como missão contribuir para que crianças e adolescentes tenham igualdade de oportunidades por meio da educação. O Instituto atua preferencialmente nas regiões onde a Arcor do Brasil tem suas fábricas, no interior de São Paulo e regiões metropolitanas de Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), relacionando-se com as comunidades locais. Já são mais de 330 projetos apoiados pelo Instituto nesses nove anos pela Educação. O Instituto possui quatro linhas de ação: apoio a projetos e organizações, geração e divulgação de conhecimentos, defesa de direitos e relações com a comunidade.