Programa de Educação Infantil em Pernambuco tem encerramento com seminário dia 28.

27/11/2017

Evento será na Arena Pernambuco, com representantes do Fundo Juntos pela Educação e dos municípios parceiros
 
     Um seminário no dia 28 de novembro fará o balanço e o encerramento dos dois anos e meio de atividades do primeiro ciclo do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação. O evento acontecerá no auditório da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, um dos três municípios parceiros do Programa, além de Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho.
O Programa tem sido implementado visando contribuir com esses municípios na qualificação de suas políticas de Educação Infantil, respeitando os instrumentos previstos na legislação brasileira e os respectivos Planos Municipais de Educação. A Educação Infantil é um dos maiores desafios para a sociedade brasileira e representa a Meta 1 do Plano Nacional de Educação.
 
O Programa Primeiro a Infância vem sendo executado desde 2015, pelo Fundo Juntos pela Educação, constituído por Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. A Oficina Municipal foi contratada para coordenar e implementar o Programa Primeiro a Infância nos três municípios.
 
No primeiro momento, o Programa contribuiu com os parceiros – no caso, as Secretarias Municipais de Educação – na formulação dos Planos Municipais de Educação. Em seguida, foi identificado o Projeto Político Pedagógico (PPP) como o instrumento que poderia viabilizar a implementação nas unidades de educação infantil das estratégias elencadas nos Planos Municipais de Educação, para o alcance das respectivas metas.
 
O PPP das unidades foi reformulado em um processo participativo com as respectivas comunidades. O PPP inclui um Plano de Ação, para colocar em prática os conceitos e metas indicados no Projeto Político Pedagógico. Ações apontadas nos Planos de Ação foram inseridas no Plano Plurianual (PPA) dos três municípios, para execução a curto, médio e longo prazos.
 
O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento municipal de médio prazo. Previsto pelo artigo 165 da Constituição Federal de 1988, é o instrumento que estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de 4 anos, organizando as ações do governo municipal. O PPA dá suporte, igualmente, às Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e às Leis Orçamentárias Anuais (LOA) que especificam onde e como os recursos do Governo devem ser aplicados a cada ano. Através do Plano Plurianual, é possível identificar metas, objetivos e indicadores de monitoramento das ações, visando a melhor aplicação dos recursos existentes.
 
Programação –  “Conquistas e Aprendizagens para a Educação Infantil”. Este será o tema do seminário, cuja programação será aberta, entre 13 e 14 horas, com  credenciamento e brunch para os participantes. O evento começa com uma mesa de apresentação, com a participação de representantes dos três municípios participantes do Programa: Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata.
 
Estarão presentes igualmente representantes das organizações formadoras do Fundo Juntos pela Educação, da seção de Pernambuco da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Oficina Municipal.
 
A conferência “A importância da educação infantil como etapa do desenvolvimento do ser humano”, por Maria Thereza Marcílio, da organização Avante, de Salvador (BA), será ministrada em seguida à mesa de abertura.  Na sequência, representantes da rede de Educação Infantil dos parceiros vão apresentar o Resultado do Trabalho com o Projeto Político Pedagógico nos três municípios. Gustavo Amaral, da Undime-PE, tecerá comentários sobre as apresentações.
 
O seminário será encerrado com a apresentação, pelas Secretarias Municipais de Educação, sobre sua participação na formulação dos Planos Plurianuais. A previsão de encerramento é 17h30.
 
SERVIÇO
Evento: Seminário de encerramento do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade
Data: 28 de novembro
Local: Arena Pernambuco, Avenida Deus É Fiel, 1 A, Jardim Penedo, em São Lourenço da Mata.
Horário: 13h a 17h30
 
Outras informações: Fundo Juntos pela Educação – www.juntospelaeducacao.com.br 
José Pedro Soares Martins (MTb 17.572) – Assessoria de Imprensa  
(19) 98396.4297  – josepmartins@uol.com.br

Sobre a Arcor Detentora de marcas ícones como Tortuguita, Butter Toffees, 7Belo, Poosh, Triunfo, Aymoré, entre outras, a Arcor, multinacional argentina, atua há 35 anos em todo o território brasileiro alimentando momentos mágicos. Fabricante de chocolates, biscoitos e guloseimas, a empresa possui 5 plantas industriais no país e forma uma rede com mais de 4 mil colaboradores. Por ano, no Brasil, fabrica mais de 170 mil toneladas de produtos. Presença global: possui 39 fábricas, 20 mil colaboradores e fornece produtos para mais de 120 países. Responsabilidade social: mantém o Instituto Arcor, iniciativa que coopera há mais de 10 anos com o desenvolvimento da educação infantil no Brasil. Neste período, já apoiou 340 projetos e beneficiou 2 milhões de crianças e adolescentes. Apoia o Programa Escola em Movimento, que atua na Argentina, Brasil e Chile proporcionando formação para o professor e promovendo educação e cultura para mais de 600 mil crianças.