Programa Por América tem encontro final em fevereiro no Espírito Santo

16/05/2015

PROGRAMA POR AMÉRICA TEM ENCONTRO FINAL EM FEVEREIRO NO ESPÍRITO SANTO
 
A edição no Brasil do Programa Por América, iniciativa de combate à pobreza e de desenvolvimento comunitário, terá um encontro final no dia 27 de fevereiro de 2015, em Vitória, capital do Espírito Santo. Participarão do evento representantes dos projetos e respectivos institutos e fundações apoiadores que participaram do Por América. O encontro será realizado no Hotel Golden Tulip Porto Vitória Hotel (avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 635 – Enseada do Suá).
 
O PorAmérica - Programa Fortalecimento de Organizações de Base – ODB para Combater a Pobreza é uma iniciativa promovida e co-financiada pela Rede Interamericana de Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base – RedEAmérica, em aliança com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e a Corporação Consórcio para o Desenvolvimento Comunitário.
 
Participaram da iniciativa mais de 20 fundações membros da RedEAmérica em seis países latinoamericanos. No Brasil o Programa PorAmérica teve a participação do Instituto Arcor Brasil, Fundação Aperam Acesita, Fundação Otacílio Coser, Instituto Holcim, Instituto de Cidadania Empresarial, Instituto Indusval & Partners e Instituto Walmart. O Programa Por América foi criado com o propósito de constituir e fortalecer alianças entre organizações de base e organizações empresariais, que contribuam para combater a pobreza por meio de um modelo de desenvolvimento de base e ações de geração de renda.
 
O lançamento do PorAmérica no Brasil aconteceu em Campinas, em junho de 2011. Após o lançamento, as organizações empresariais filiadas à RedEAmérica no Brasil que participam da iniciativa identificaram as organizações de base, comunitárias, que teriam suporte financeiro e técnico, para desenvolver projetos de combate à pobreza.
 
As organizações apoiadas eram necessariamente constituídas por pessoas de baixa renda, com mínimo de um ano de constituição e experiência na execução e /ou participação em projetos. As organizações deveriam ter capacidade de obter sustentabilidade financeira e institucional a longo prazo e apresentarão projeto de geração de renda e fortalecimento organizacional, aportando 15% do valor solicitado ao fundo.
 
O projeto escolhido para receber apoio do Instituto Arcor Brasil foi o “Construindo sonhos através dos recicláveis”, da Cooperativa de Produção dos Profissionais em Coleta, Manuseio e Comercialização de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis “Antônio da Costa Santos”, localizada no Jardim Satélite Íris, em Campinas (SP). Depois de dois anos, a Cooperativa passou por completa reformulação em sua estrutura física e organizacional, repercutindo na sensível melhora das condições de vida dos cidadãos. A cooperativa participou do encontro continental final do PorAmérica na Colômbia, em novembro de 2014, e estará no encontro brasileiro, em Vitória.
 
Mais informações:
Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br
José Pedro Soares Martins (MTb 17.572) – Assessoria de Imprensa
(19) 98206.1867 – josepmartins@uol.com.br