Projetos de escolas de Pernambuco apoiados em programa internacional

16/05/2015

O resgate das cantigas de roda, a valorização das brincadeiras imemoriais e o eterno encanto do circo. Estes são alguns dos temas dos 16 projetos de escolas públicas de Pernambuco que receberão apoio do Instituto Arcor Brasil, entre 2015 e 2016, como parte do Programa Escola em Movimento. A assinatura dos respectivos convênios aconteceu no último dia 25 de fevereiro, em Cabo de Santo Agostinho. As escolas contempladas são dos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Escada e Ipojuca.
 
O Programa Escola em Movimento é uma ação corporativa do Grupo Arcor, implementada no Brasil, Argentina e Chile. O objetivo do Programa é incentivar a vida ativa, por meio do brincar e da recreação em escolas públicas de ensino fundamental. O Programa Escola em Movimento tem três linhas de atuação: apoio a projetos escolares, formação dos educadores e mobilização de atores.
 
Lançamento em Pernambuco – Mais de 70 pessoas participaram no dia 25 de fevereiro, em Cabo de Santo Agostinho, da assinatura dos termos de compromisso relativos aos 16 projetos que serão apoiados em Pernambuco. Estiveram presentes representantes das 16 escolas que tiveram seus projetos aprovados através do Programa Escola em Movimento, nos municípios de Cabo, Escada e Ipojuca.
 
No período da manhã, os participantes assistiram à apresentação da Arcor do Brasil pela gerente da planta Recife, Adriana Silva. Marcela Pereira também compareceu e trabalha na área de Operações de Capital Humano. O Instituto Arcor Brasil e o histórico e objetivos do Programa Escola em Movimento foram apresentados por Milena Drigo Azal.
 
Em seguida, as escolas apresentaram os objetivos de seus respectivos projetos, que vão envolver alunos, pais e comunidades. O evento também contou com a presença do secretário municipal de Educação de Cabo de Santo Agostinho, Adelson Cordeiro de Moura, da secretária municipal de Educação de Escada, Rosilene Ferraz.
 
Célia Ribeiro de Aguiar, diretora executiva do Instituto Arcor Brasil, agradeceu os presentes e finalizou as atividades da parte da manhã.
No período da tarde, os participantes foram capacitados em gestão de projetos, com a consultora em desenvolvimento social e institucional, Márcia Silva, que enfatizou aspectos importantes que as escolas devem considerar no desenvolvimento de seus projetos.
 
Projetos que serão apoiados - No município de Ipojuca, onde está localizada uma fábrica da Arcor do Brasil, terão apoio os três projetos: “É hora de criar e brincar!” (EM “Prof.Aderbal Jurema”), “Nas ondas do brincar” (EM “Manoel Luiz Cavalcanti Uchôa”) e “Aprender Brincando” (EM Paroquial São Miguel).
 
Os sete projetos que receberão apoio do Instituto Arcor Brasil em Cabo de Santo Agostinho são: “O mundo do circo na escola” (EM “Prefeito Eronides Francisco Soares”), “A magia do brincar no fazer aprender” (EM “Prof. Antônio Benedito da Rocha”), “Aprendendo a se movimentar” (EM “Senador Paulo Guerra”), “Aprendendo e brincando no campo” (EM “Dr.José Roberto Monteiro”), “Aprender brincando: o social como facilitador das relações mútuas” (EM “Profa.Laura Rodrigues da Costa”), “Redescobrindo o brincar de uma infância feliz” (EM “Profa.Celma Barros Cabral”) e “A vida é movimento” (EM Nossa Senhora de Fátima).
 
Em Escada os seis projetos contemplados são: “O brincante em movimento” (EM “Presidente Tancredo Neves”), “Aprender...Brincando!!!” (EM Engenho do Bom Fim), “O Esporte e a Arte de Brincar” (EM “Gerôncio Falcão”), Banda Reciclarte (EM “Dr.José Henrique”), “Brincar, criar, viver!” (EM “Zenóbio Lins”) e “Brincadeiras de criança” (EM “Orestes Chaves”).
 
Entre 2013 e 2014, em sua primeira edição do Programa, o Instituto Arcor Brasil deu apoio a projetos de treze escolas públicas no interior de São Paulo, em Rio das Pedras, Piracicaba, Saltinho, Mombuca, Capivari, Monte Mor e Rafard. As escolas situadas na Região Metropolitana de Recife que participarão da segunda edição, receberão apoio técnico e financeiro entre 2015 e 2016.
 
Mais informações:
Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br
José Pedro Soares Martins (MTb 17.572) – Assessoria de Imprensa
(19) 98206.1867 – josepmartins@uol.com.br