Rede novas atitudes.com fortalece ações comunitárias em Campinas

13/01/2016

Proteção do meio ambiente e combate ao racismo e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Estes são alguns dos temas que são tratados pela Rede Novas Atitudes.Com, que atua no Jardim Satélite Íris e que vem fortalecendo as ações comunitárias e de desenvolvimento de base, em uma perspectiva intersetorial, nessa região de grandes desafios sociais de Campinas. Várias atividades serão realizadas em 2016.

São várias organizações, públicas e não-governamentais, que compõem a Rede Novas Atitudes.Com, como as instituições públicas Centro de Referência de Assistência Social - Cras Satélite Íris I e Cras Florence e Escola Estadual Prof.ª Rosina Frazatto dos Santos e as organizações da sociedade civil Projeto Gente Nova - Progen II; Casa de Maria de Nazaré - Unidade II - Casa Hosana; Creche Coração de Maria - Ceascom e Moradores do Satélite Íris I, além do Instituto Bosch, de investimento social privado.

A maior parte desses parceiros integrou o Projeto Novas Atitudes.Com, que foi a origem da rede, em 2005. O Projeto era um dos apoiados em Campinas pelo Fundo Juntos pela Educação, como parte do Programa pela Educação Integral. Constituído em 2004 pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A, o Fundo Juntos pela Educação lançou o Programa pela Educação Integral como sua primeira ação, com apoio a projetos em Campinas (SP) e municípios da Paraíba.

O conceito do Programa era possibilitar a ação conjunta de escolas e organizações sociais de um determinado território, para propiciar educação integral e em tempo integral para crianças e adolescentes. Educação integral compreendendo as esferas cognitiva, emocional, intelectual, afetiva e social.

Mais de 150 organizações estiveram envolvidas no primeiro ciclo do Programa pela Educação Integral, entre 2005 e 2010, quando foram apoiados projetos em Campinas e nos municípios paraibanos de João Pessoa, Lucena e Santa Rita. Entre 2011 e 2013, o Programa, no segundo ciclo, apoiou projetos no Ceará e em Pernambuco.

De fato, o projeto Novas Atitudes.Com implementou muitas iniciativas de âmbito comunitário no Jardim Satélite Íris, área de vulnerabilidade social com mais de 150 mil moradores. Entre outras atividades, foram oferecidas oficinas de informática, esportes e artes durante os cinco anos de vigência do projeto. Um dos destaques foi a inserção da tecnologia da lousa digital utilizada na EE "Rosina Frazatto dos Santos" e compartilhada com toda comunidade.

Com o fim do projeto apoiado pelo Fundo Juntos pela Educação, a rede continuou atuando no Jardim Satélite Íris. Em 2015, por exemplo, foram realizadas três grandes intervenções no bairro e região.

A Rede Novas Atitudes.Com mobilizou os moradores, por exemplo, em função do Dia Internacional da Mulher, lembrado a 8 de março, e do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado a 18 de maio. Nessa data, a rede teve ativa presença no ato público realizado no centro de Campinas, que teve a participação de várias organizações públicas e da sociedade civil. Essas datas também serão marcadas por ações da rede em 2016.

O esforço pela proteção ambiental também marcou as ações da Rede Novas Atitudes.Com em 2015 e o foco continuará em 2016.A rede enfatiza o tema, considerando ser a região desprovida de serviços importantes em saneamento básico, arborização, praças públicas e por ser o local que abrigou o antigo lixão de Campinas, o que deixou um legado de contaminação do solo. Por outro lado, a região é espaço de iniciativas comunitárias importantes e que vêm ganhando visibilidade, como na atuação da Cooperativa de Recicláveis "Antônio da Costa Santos", que já chegou a participar de programa internacional, com apoio do Instituto Arcor Brasil. 

E a defesa da diversidade e o combate ao racismo é outra importante frente de atuação da Rede Novas Atitudes.Com. Em 2015 foram realizadas ações por ocasião do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado a 20 de novembro. Houve formação de lideranças, atividades na Fazenda Roseira (espaço de importantes atividades sócio culturais de matriz afro-brasileira) e cortejo pelo Jardim Satélite Íris. A rede continuará atenta a essa temática em 2016 com novas ações.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Empresa: Arcor

Site: www.arcor.com.br

Twitter: @arcordobrasil - Facebook: www.facebook.com/ArcorDoBrasil

Trama Comunicação - (11) 3388-3040 - www.tramaweb.com.br - Twitter: @trama

Atendimento à imprensa

Atendimento: Natasha Bin - natasha@tramaweb.com.br (11) 3388-3049

Diretora: Sandra Bonani - sandra@tramaweb.com.br - (11) 3388-3064