Tamar comemora aniversário e parceria com pescadores em Ubatuba

30/11/2014

 
 
Tamar comemora aniversário e parceria com pescadores em Ubatuba
Dia 30 de novembro, a partir das 10h00, o Projeto Tamar vai realizar o IV Amigo Pescador, evento cultural que comemora o aniversário do Tamar em Ubatuba-SP e homenageia os pescadores parceiros das tartarugas marinhas que desde 1991 colaboram com os trabalhos de conservação e pesquisa na região. Com o patrocínio da Arcor do Brasil, a festa começa na Praia do Itaguá com a tradicional Corrida de Canoa Caiçara. Durante a mesma serão liberadas ao mar tartarugas marinhas que foram reabilitadas pelo Projeto. A participação de pescadores, remadores e mestres canoeiros vai deixar o evento ainda mais especial. A premiação será realizada no palco do Tamar que fica no centro de visitantes.
A comemoração segue às 15h30, com a apresentação da 'Dança da Fita do Itaguá', coreografia originária do folclore europeu que ainda é praticada em alguns pontos das regiões sul e sudeste do país. Na sequência, às 16h00, a banda do Movimento Tamarear, Os Cascudos, interpretará canções do Tamar com letras que remetem à história do Projeto e à conservação das tartarugas marinhas e dos oceanos. Criada no final de 2009, a banda iniciou a carreira em Ubatuba interpretando músicas do primeiro CD do Tamar. Com músicos locais, mantém a mesma formação desde o início, com André Ramos na guitarra, Rafael Furtado no baixo, Wanderley Alves na bateria e Ieda Terra no vocal.
As 17h00 sobe ao palco o grupo Barbatuques, formado por 15 integrantes, quase 20 anos de carreira, referência internacional em música corporal, produtor de ritmos e melodias a partir de efeitos de voz, palmas, estalos, batidas de mãos e pés em sintonia. O resultado é surpreendente. Atua por todo o Brasil e exterior, com sólida agenda no meio artístico, corporativo e pedagógico.
A partir das 19h30, Luís Perequê e sua banda se apresentam. Talentoso músico e compositor da região, Luís Perequê é considerado o principal interlocutor da Cultura Caiçara. Nascido em Paraty, sul do Estado do Rio de Janeiro, captou e traduziu como ninguém em suas canções a cultura e o modo de viver do caiçara, assim como as transformações sociais originadas da construção da BR-101.
A partir das 21h00, o músico, cantor e compositor Lenine, fará o encerramento do evento com uma apresentação especial. O músico é um grande parceiro das tartarugas marinhas e do Tamar, participa do trabalho musical do Projeto, compondo, interpretando canções e ajudando a ampliar o alcance da mensagem da conservação dos oceanos e das tartarugas por onde passa.
Movimento Cultural Tamar
O projeto pretende levar continuamente ao centro de visitantes do Tamar Ubatuba-SP espetáculos musicais e oficinas com o intuito de atender à demanda da comunidade de um maior contato com as expressões artísticas da região e de outros estados do nosso país. O projeto também busca consolidar a base do Tamar como um espaço cultural para a cidade, podendo utilizar a arte, em especial a música, como uma importante ferramenta de educação ambiental, contribuindo com a conservação das tartarugas marinhas.
Sobre a Arcor
Há 33 anos, a Arcor, multinacional argentina, atua em todo o território brasileiro sendo o terceiro produtor de chocolates do país, líder no segmento de chicles infantis e um dos principais players de biscoitos do Brasil. É líder mundial na produção de balas e principal exportadora de guloseimas do país, produzindo 170 mil toneladas/ano.
Além de suprir o mercado interno, as marcas e produtos fabricados no Brasil são conhecidos no exterior, permitindo que as exportações tenham destinos bem diferentes, tais como África do Sul, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Coréia, Filipinas, China, Paraguai e Uruguai, somando mais de 120 países. A Arcor possui cinco Plantas Industriais, quatro Centros de Distribuição, nove escritórios regionais e conta com quatro mil colaboradores e 130 distribuidores.
Para mais informações acesse: www.arcor.com.br
Sobre a Tortuguita
A marca de chocolates Tortuguita foi lançada em 1995, no Brasil, e é percebida pelas crianças e adolescentes como uma personagem irada, engraçada, emocionante e divertida, principalmente na faixa que vai de 4 a 11 anos. Atualmente, a linha é apresentada nas versões formato de Tartaruga nos sabores Baunilha, Branco com Chocolate, Brigadeiro, Chocolate ao leite aerado, Chocolate Branco aerado e Iogurte de Morango. Além disso, na versão Tablete nos sabores Chocolate Branco com Brigadeiro, Chocolate ao Leite com Cereal Crocante, Chocalate ao Leite Aerado e Chocolate Branco com Cookies. Para mais informações acesse: www.tortuguita.com.br
Projeto Tamar
Criado há 35 anos, o Projeto Tamar é uma cooperação entre o Centro Tamar/ICMBio e a Fundação Pró-Tamar. Tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, e o apoio do Título de Capitalização Bradesco Pé Quente. Atua em nove estados brasileiros onde recebe diversos apoios locais. Em Ubatuba, recebe o apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Todos os recursos captados são revertidos integralmente para as atividades de conservação das tartarugas marinhas.
Mais informações: (12) 3832-6202 e 3832-7014.